Fabrica de Mini Grua 500kg e 1000kg usada para elevação de materiais em obras da Construção Civil

Curso de Operador de Mini Grua

Curso de Operador de Mini Grua

Curso Operador de Mini Grua

 

A Mini Grua é um equipamento utilizado em canteiros de obras da construção civil e como tal necessita capacitação profissional para os operadores.

Existem várias empresas que ministram cursos específicos para operação de Mini Grua e Guinchos de Coluna. Estes cursos abrangem os itens relacionados as normas NR 12 e NR 18.

Abaixo seguem parágrafos da NR 18 que indicam a necessidade de qualificação para operadores de Mini Gruas e Guinchos de Coluna.

ANEXO III – PLANO DE CARGAS PARA GRUAS

X – PESSOAL TÉCNICO – QUALIFICAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA:
a) Operador da Grua – deve ser qualificado de acordo com o item 18.37.5 desta NR e ser treinado conforme o conteúdo programático mínimo, com carga horária mínima definida pelo fabricante, locador ou responsável pela obra, devendo, a partir do treinamento, ser capaz de operar conforme as normas de segurança utilizando os EPI necessários para o acesso à cabine e para a operação, bem como, executar inspeções periódicas semanais. Este profissional deve integrar cada “Plano de Carga” e ser capacitado para as seguintes responsabilidades: operação do equipamento de acordo com as determinações do fabricante e realização de “Lista de Verificação de Conformidades” (check-list) com freqüência mínima semanal ou periodicidade inferior, conforme especificação do responsável técnico do equipamento.


b) Sinaleiro/Amarrador de cargas – 
deve ser qualificado de acordo com o item 18.37.5 desta NR e ser treinado conforme o conteúdo programático mínimo, com carga horária mínima de 8 horas. Deve estar qualificado a operar conforme as normas de segurança, bem como, a executar inspeção periódica com periodicidade semanal ou outra de menor intervalo de tempo, conforme especificação do responsável técnico pelo equipamento. Este profissional deve integrar cada “Plano de Carga” e ser capacitado para as seguintes responsabilidades: amarração de cargas para o içamento; escolha correta dos materiais de amarração de acordo com as características das cargas; orientação para o operador da grua referente aos movimentos a serem executados; observância às determinações do Plano de Cargas e sinalização e orientação dos trajetos.

Para maiores informações entre em contato com o sindicato da construção civil mais perto de você. Se estiver em São Paulo poderá acessar a escola Rescue Cursos.

Outra instituição de ensino que possui cursos regulares é o SENAI, que faz parte do sistema S. Consulte o SENAI de sua região.

Leia também:

icone-whatsapp-grupo-iw8-construmaq